Compare as listagens

5 dicas para comprar o seu Monte Alentejano

5 dicas para comprar o seu Monte Alentejano

Está a pensar comprar um Monte Alentejano? Deixamos-lhe 5 dicas para escolher o seu Monte Alentejano.

 

Há muito que sonha com um monte alentejano? Com um recanto no paraíso alentejano? Acha que chegou a hora? Vá em frente! Mas atenção, não compre a primeira coisa que lhe aparecer à frente, porque o paraíso pode passar a inferno…

Sendo este o nosso principal nicho no mercado, achamos que lhe podemos dar alguns conselhos que poderão de certa forma ser uteis na altura da sua decisão relativamente à compra do monte alentejano.

5 dicas para escolher o seu Monte Alentejano:

#1

Localização

Apesar dos nossos conselhos não estarem ordenados por ordem de importância, achamos que esta primeira dica é a mais importante e a que deverá ter mais peso na sua escolha.
A procura por montes no Alentejo tem crescido bastante nos últimos tempos. Grande parte para 2ª habitação, outros para criação de pequenas unidades turísticas. Qualquer uma das situações implica várias viagens mensais, desta forma achamos que a distancia entre a sua casa e o seu monte alentejano não deve ir muito além dos 150Km. Para quem vive na grande Lisboa esta distancia dá-lhe bastantes opções em termos de escolha e não vai passar metade do seu fim de semana a conduzir…

#2

Construção

Encontrou o monte dos seus sonhos? Não necessita de obras ou pelo menos de obras relevantes? A documentação está ok? Tudo bem, avance para a compra, em principio não irá ter problemas.
Se por outro lado a propriedade que encontrou, necessita de obras relevantes e de reconstrução, terá que ter alguns cuidados redobrados. Deverá sempre consultar a Camara Municipal para perceber se existe viabilidade para as obras que quer fazer. Grande parte das propriedades têm zonas de proteção ecológicas, agrícolas e de incêndios que podem criar alguns entraves às suas pretensões.
Na aquisição de terrenos rústicos sem parte urbana, tenha em conta que não é possível construir habitações em terrenos com menos de 4 hectares, e que nos terrenos com esta área ou maiores só é possível em condições especiais, turismo ou agricultura por exemplo.

#3

Acessos

Como deve calcular não existem muitos montes alentejanos com acesso por estradas devidamente pavimentadas, até porque monte alentejano que se preze tem acesso em terra batida!
Neste aspeto, por norma, não existem grandes problemas, e quando existem normalmente são no inverno. O Alentejo tem vários tipos de solo, tenha especial atenção em solos mais barrentos e em acessos menos transitados, pois na época de mais chuva pode ficar com dificuldades para chegar à sua propriedade.
Alentejo

#4

Terreno

A escolha da dimensão e tipologia do terreno deverá sempre ser tomada em função da sua pretensão relativamente ao seu monte alentejano. Provavelmente não fará muito sentido comprar uma propriedade com 20 hectares se o seu objetivo é apenas ter um refugio para fins de semana e férias. O tipo de vegetação existente também é muito importante, por exemplo, uma propriedade com o típico montado alentejano, para além da beleza e da tranquilidade que nos produz, tende em ter uma manutenção mais fácil se conseguir manter o funcionamento deste ecossistema. Por outro lado, se pretender fazer grandes áreas de construção, nomeadamente para turismo, pode revelar-se um obstáculo uma vez que não se podem cortar os seus magníficos sobreiros.
Montado

#5

Segurança

Calma, estamos a falar de uma das zonas mais seguras do país, e onde por norma não há muitos assaltos nem problemas de segurança.

No entanto como grande parte deste tipo de propriedades tem como objetivo serem “casas de fim de semana”, o nosso conselho passa por tentar comprar junto de outras propriedades do mesmo género.

Uma propriedade bastante isolada e sem vizinhança por perto poderá estar mais vulnerável neste sentido.

Em suma, estes são alguns dos pontos que deverá analisar na hora de escolher o seu monte alentejano. Se necessitar de ajuda não hesite em contactar, podemos ajudar a encontrar a propriedade ideal.

Se acha que o nosso artigo, foi útil para si e de alguma forma ajudou, deixe-nos o seu comentário e partilhe, poderá ajudar outras pessoas.

 

 

Partilhe
img

Imoforos

    Posts relacionados

    7 Vantagens de viver no Alentejo

    Está a pensar comprar casa no Alentejo? Nós damos-lhe 7 razões que o podem ajudar na sua...

    Ler mais
    de Imoforos

    Junte-se à discussão